IFPB desenvolve projeto junto a pescadores e marisqueiras do Renascer
Um projeto desenvolvido por uma equipe de pesquisadores e coordenado pelo professor Mauricio Camargo Zorro, do IFPB campus João Pessoa, tem levado uma solução tecnológica, de baixo custo, para uma comunidade de marisqueiras e pescadores do Renascer, em Cabedelo. O projeto Oficinas 4.0 vem apresentado um protótipo de uma peneira automatizada para separação da carne do marisco, visando não somente a redução do esforço físico e manual na produção, mas também diminuir as possibilidades de contaminação cruzada do produto, eliminando os riscos de segurança alimentar.
O protótipo da peneira automatizada foi apresentado a membros da comunidade durante a primeira oficina, realizada em 12 de novembro. “A oficina foi muito positiva, tendo em vista que foi possível realizar uma integração de saberes entre a comunidade de marisqueiras e pescadores, com os alunos e professores proponentes do projeto”, comentou o professor Mauricio.
O Projeto 4.0 prevê, ainda, a criação de um protótipo que utilize os grandes volumes de resíduo sólido que constituem as conchas do marisco, para aplicações na construção civil e na indústria, gerando assim uma nova alternativa de renda para a comunidade pesqueira, além de diminuir os impactos ambientais nas margens do rio e áreas de manguezal do estuário do rio Paraíba. Além disso, a equipe ainda deve apresentar à comunidade do Renascer um protótipo de Biodigestor automatizado para produção de biogás, utilizando o resíduo líquido do marisco.
O estudante do Curso técnico Integrado em Eletrotécnica, Paulo Pietro, reforça que a execução do projeto proporciona vasta troca de conhecimentos para a equipe e ainda possibilita a aplicação prática do conteúdo visto em sala de aula. “É uma experiência muito renovadora, pois estou utilizando os conhecimentos ensinados pelos professores (de matérias técnicas) em prol de melhorar as condições de trabalho das marisqueiras”.
Além de Paulo, participam outros 15 alunos do IFPB de diferentes cursos e também estudantes de escolas municipais de Cabedelo. A equipe tem orientação dos professores Jesus de Medeiros, Lafayette Melo, Maria Margareth Rocha e Ruth Estupinan.
Texto e imagens: Comunicação IFPB