“Bendita Seja” | Exposição sobre a vida de rezadeiras será aberta em Campina Grande
Dentro da programação do 16º Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB, será aberta neste sábado (27) a exposição multimídia “Bendita Seja”, de Rebeca Souza. A abertura acontece às 18h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). A exposição é a partilha da pesquisa de Rebeca Souza, na busca por seus ancestrais e no encontro com as sabedorias do território, trazendo para o campo ampliado em sala de exposição o filme realizado “Uma Passagem em 3 Tempos”, parceria com o coletivo Cinema Instantâneo.
Na exposição, os personagens Rosa, Ritinha (em memória) e Antônio Cajá, rezadeiras do Cariri paraibano, vivem seus cotidianos e singularidades no Semiárido, transpassados pelas práticas de cura e cuidados da benzedura, habitando-o com a força de seus éthos. Conforme destacou a autora, eles são capazes de ler os sinais do tempo e compreendem a vida na Terra como uma composição entre a humanidade, animais, plantas e seres mágicos.
A exposição é composta por instalação, vídeo e som. A instalação é composta de objetos do universo das rezadeiras. Já os vídeos retratam a vida das personagens e os sons do universo da reza. A exposição foi aprovada pela Lei Aldir Blanc, edital Produção Cultural 2020 da Prefeitura Municipal de Campina Grande.
A 16ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB será realizada no período de 1º a 5 de dezembro, na cidade de Campina Grande, no formato on-line e presencial.
Texto: Severino Lopes
Imagem ilustrativa: Pessoas foto criado por jcomp – br.freepik.com