Cerimônia do Prêmio CAPES de Tese acontece nesta quinta, dia 9
A cerimônia da 16ª edição do Prêmio CAPES de Tese ocorrerá na sede da Fundação, em Brasília, a partir das 16h desta quinta-feira, 9 de dezembro e será transmitida ao vivo pelo canal da Agência no Youtube. As principais atrações são as entregas dos três Grandes Prêmios, um por Colégio do Conhecimento, e as honrarias concedidas pela Fundação Carlos Chagas, pela Comissão Fulbright e pela Dimensions Sciences, parceiras na realização do evento.
Quarenta e nove trabalhos receberam prêmios, que são concedidos por área de avaliação, sendo 19 desenvolvidos por mulheres e 30 por homens. Outros 92 mereceram menções honrosas, dos quais 47 foram realizados por mulheres e 45 por homens. Nesta edição foram inscritas 1.376 teses, segundo maior número já registrado, perdendo apenas para 2020, que alcançou o recorde de 1.422 inscrições.
O Sudeste, historicamente predominante em números de PPG, lidera as estatísticas: do total de teses inscritas, 773 foram da região. O Sul teve 314 e o Nordeste, 164, seguido por Centro-Oeste, com 99, e Norte, com 26. A ordem é a mesma por quantidade de instituições participantes: Sudeste em primeiro, com 101, Sul em segundo, com 41, seguido por Nordeste, 32, Centro-Oeste, 15, e Norte, com 10.
Também são do Sudeste cinco das seis instituições de ensino com a maior soma de prêmios e menções honrosas. A Universidade de São Paulo (USP) somou 22, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que teve 12, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 9, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 8. Fecham a lista, ambas com 6 títulos, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Brasília (UnB), esta última, a única de outra região.
A USP foi a instituição com maior número de inscrições, 172, muito à frente da segunda colocada, a UFRJ, com 69. Unesp e Unicamp fecham as quatro primeiras posições, as duas com 66. Entre as áreas de avaliação, as que mais receberam inscrições foram Linguística e Literatura, com 67, Ciências Agrárias, que somou 66, Interdisciplinar, 60, e Educação, 54.
Três dos 49 vencedores do Prêmio CAPES de Tese foram agraciados com o Grande Prêmio CAPES de Tese, cujo resultado foi divulgado na segunda, 6. Ísis Nem de Oliveira Souza levou o Grande Prêmio Carlos Chagas Filho, do Colégio de Ciências da Vida. Alice Cesar Frassoni de Andrade ganhou o Grande Prêmio Eloisa Biasotto Mano, do Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. E Felipe Freller conquistou o Grande Prêmio Oscar Niemeyer, do Colégio de Humanidades.
Para a premiação, a CAPES levou em conta a originalidade, o caráter inovador da pesquisa e a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. Os prêmios vão do apoio à participação em eventos científicos a bolsas de estudo internacionais. Por causa das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a solenidade terá público limitado a autoridades e aos principais vencedores, dos Grandes Prêmios e dos prêmios de parceiros.
Texto: CCS/CAPES
Imagem: Divulgação