Estudantes da UFPB concorrem no Concurso Audiovisual da Andifes
Duas estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão concorrendo no 3º Concurso Audiovisual da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A competição busca incentivar a produção de conteúdos audiovisuais com temáticas de fortalecimento das Universidades Federais por meio de perspectivas diferentes e criativas.
As equipes de Isabelly Cabral Souto, do curso de Biotecnologia, e Francisca Gonçalves Vaz, do curso de Artes Visuais, estão participando do concurso que gratificará os três primeiros colocados com prêmios entre R$ 1.000 e R$ 3.000. Foram 56 inscrições recebidas pela Andifes de graduandos de todas as regiões brasileiras. Dessas, 47 foram validadas de acordo com o regulamento.
Coordenada pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), a 3º edição do concurso possui o tema “Universidade: Conhecimento e Cidadania”. No vídeo enviado pela aluna de Biotecnologia Isabelly Souto, a experiência de ser estudante na UFPB é marcada pela individualidade, tendo em vista a interação social promovida pelo espaço verde da Instituição, com 43 hectares de reserva de Mata Atlântica.
Já no vídeo enviado por Francisca Vaz, a discente de Artes Visuais fala sobre a crise de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19 em 2020 e os trabalhos desenvolvidos pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica nesse período, com destaque para a criação do ventilador pulmonar com monitoramento via dispositivo móvel.
Para Isabelly, o concurso é uma ideia interessante por “congregar várias possibilidades dentro do mundo que é a Universidade”. Ela colaborou com o aluno Gilmar de Souto, do curso de Rádio e TV, para a realização do vídeo.
“O concurso da Andifes trouxe a possibilidade de integração entre as nossas duas áreas, para criar um conteúdo que informa, que populariza a Universidade e aproxima da sociedade visões de mundo que, muitas vezes, ficam presas na nossa bolha acadêmica. É um trabalho com o qual eu fiquei muito feliz porque congrega tudo que a UFPB pode nos proporcionar enquanto alunos e sociedade”, afirmou a estudante de Biotecnologia.
O período de seleção é dividido em duas etapas. Na primeira, os dez vídeos mais visualizados no canal do YouTube da Andifes, durante o período de duas semanas a partir de sua postagem, serão automaticamente classificados para a próxima etapa de avaliação. Após essa fase, os dez vídeos com mais visualizações serão submetidos a um júri indicado pela Andifes.
O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado no dia 16 de março, na página da Andifes, a partir das 17h. Os vencedores e classificados para a exposição serão comunicados por telefone ou e-mail.
Texto: Mariani Idalino e Aline Lins
Imagem ilustrativa: Pessoas foto criado por frimufilms – br.freepik.com