As relações russo-ucranianas são tema de palestra na UEPB

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, na segunda-feira (14), às 10h, por meio do canal do PPGRI no YouTube a aula inaugural do semestre de 2022.1, com o tema “Política Externa da Ucrânia e das Relações Russo-Ucranianas: 1991–2021”. A palestra será ministrada pelo pesquisador russo, Konstantin Kurylev.

Doutor em Ciências Históricas e professor do Departamento de Teoria e História das Relações Internacionais da Universidade da Amizade dos Povos da Rússia, Konstantin Kurylev é membro da Associação Universitária de Estudos Europeus Contemporâneos (Reino Unido), membro da Associação de Estudos Internacionais e membro da Associação de Estudos Eslavos.

A coordenadora do PPGRI, professora Cristina Pacheco, lembra que o Programa tem uma das linhas de pesquisa voltada ao estudo de politica externa e segurança, diretamente relacionada à temática que será contemplada na aula inaugural. “Teremos o privilégio de conversar com especialistas localizados na Rússia, que poderão nos trazer um panorama real dessa situação. A respeito deste conflito, acredito que os impactos econômicos, sociais, políticos, humanitários e de segurança serão sentidos nos próximos anos. Nunca sanções dessa ordem foram aplicadas a uma grande potência como a Rússia. Por outro lado, Putin tem surpreendido a todos em suas ações. Esperávamos, no máximo, a anexação das republicas separatistas. O avanço a Kiev foi uma surpresa mundial, um recado claro à OTAN. São várias questões, então será interessante ouvir essa análise feita por um pesquisador residente no país envolvido diretamente no conflito”, explica.

A coordenadora adjunta do PPGRI, professora Andrea Pacífico, enfatiza que este evento vai acontecer graças ao processo de internacionalização concretizado pelos docentes do PPGRI, particularmente, nesse caso, graças à parceria do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (NEPDA) com a Universidade Russa da Amizade dos Povos, sediada em Moscou, na Rússia. O presidente da mesa será o pesquisador brasileiro da Universidade Russa da Amizade dos Povos e membro do NEPDA, Johnatan dos Santos e a pesquisadora também da Universidade Russa da Amizade dos Povos, Alla Borzova será a mediadora.

“O tema é de suma importância atualmente, tanto para os ingressantes no PPGRI quanto para acadêmicos em geral e toda a sociedade. O conflito parece estar escalonado com uma tendência das grandes potências tomarem um lado no conflito. As vulnerabilidades e os riscos humanos, sociais, ambientais, econômicos e políticos trarão consequências nefastas. Tudo isso está em conformidade com as linhas de pesquisa do PPGRI, como Politica Externa Brasileira e Segurança Internacional e também cooperação, integração e instituições. Esperamos que o debate traga ‘insights’ para criar e implementar boas práticas que possam ser replicadas em todo o mundo”, destaca a professora Andrea.

A palestra, que é gratuita, aberta ao público e será ministrada toda em inglês, é destinada não apenas a pesquisadores de Relações Internacionais, mas, a todas as pessoas com interesse na temática.

Texto: Juliana Marques | Imagem: divulgação – Ascom UEPB

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial