Biotecnologia | Fertilidade animal vence Prêmio Capes de Tese 2021
Pesquisa realizada por William Borges Domingues, mestre e doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) analisou a relação das moléculas espermáticas de animais, os MicroRNAs, com a fertilidade masculina. O trabalho, intitulado “MicroRNAs espermáticos relacionados à fertilidade”, foi vencedor do Prêmio CAPES de Tese 2021, na área de Biotecnologia
Segundo o pesquisador, os microrganismos encontrados nos espermatozoides estão fortemente relacionados à regulação de importantes processos. Estes fazem com que essa célula funcione normalmente e seja capaz de não somente fertilizar um óvulo, mas também de gerar um embrião de boa qualidade, garantia de uma prole saudável.
“Eu tentei explicar se os níveis de microRNAs relacionados com a fertilidade poderiam ser afetados em espermatozoides submetidos a diferentes técnicas de engenharia genética. Para isso eu utilizei modelos animais de diferentes espécies incluindo bovinos e uma linhagem transgênica de peixe-zebra”, conta William.
Os resultados mostraram que os microRNAs encontrados nos espermatozoides dos animais possuem relação direta com a fertilização e com a qualidade do processo. O estudo traz dados importantes para o setor reprodutivo de animais de produção, e poderá ser usado como ferramenta comercial de diagnóstico molecular da qualidade espermática desses animais.
Prêmio CAPES de Tese
A iniciativa reconhece as melhores teses de doutorado emcada uma das áreas do conhecimento, que levam à seleção do GrandePrêmio. Este é oferecido a um trabalho de destaque nas grandes áreas de Ciências daVida, Humanidades e Exatas. Entre os critérios de escolha estão aoriginalidade, o caráter inovador da pesquisa e sua relevância para odesenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. Os prêmios vãodesde o apoio à participação em eventos científicos, a bolsas de estudointernacionais.
Texto: CCS/CAPES
Foto: Arquivo pessoal William Borges Domingues