Capes adere à cooperação internacional pelo clima
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oficializou sua adesão à nova cooperação internacional com a França, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. A partir de uma declaração de intenção de participar do Programa CLIMAT-AmSud a Fundação oficializou seu interesse em financiar projetos conjuntos de pesquisa na área de mudanças climáticas.
O Programa tem como objetivo intensificar o conhecimento sobre as mudanças no clima do planeta e estimular a cooperação científica. “Um dos propósitos mais fortes da ciência é assegurar maior qualidade de vida às pessoas por meio do conhecimento. Como as mudanças climáticas são um tema global, é essencial que haja uma cooperação internacional de cientistas”, disse Cláudia Queda de Toledo, presidente da Capes.
A execução do CLIMAT-AmSud ocorre nos mesmos moldes dos STIC-AmSud e MATH-AmSud. As propostas aprovadas, a exemplo dos outros dois Programas citados, deverão envolver pelo menos dois países da América do Sul e, no mínimo, uma equipe de cientistas franceses.
Sobre o programa
O CLIMAT-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo das mudanças climáticas.
Texto: Redação CCS/Capes | Foto: Marcello Casal Jr. – Agência Brasil