Capes apoiará pesquisas nas áreas de Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou na última quinta-feira, 7 de abril, no Diário Oficial da União (DOU) os Editais nº 19 e 20 de 2022 que tratam dos Programas MATH-AmSud e STIC-AmSud. Seus objetivos incluem o desenvolvimento da colaboração entre pesquisadores brasileiros e seus pares de outros países sul-americanos, mais a França, nas áreas de Matemática, da Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação. Além disso, também estão previstos o apoio a projetos de pesquisa básica e aplicada e o incentivo à formação e manutenção de redes de cooperação educacionais e científicas.
Cada edital apoiará até cinco projetos conjuntos entre Brasil, França, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. O apoio da Capes será para a equipe brasileira, com um máximo de duas bolsas por projeto que podem ser de doutorado-sanduíche, com duração de quatro a dez meses, e de pós-doutorado, com vigência entre dois e dez meses. Há, ainda, R$60 mil anuais para financiamento de duas missões de trabalho. As propostas aprovadas terão duração de até dois anos e deverão envolver pelo menos dois países sul-americanos e uma ou mais equipe de cientistas franceses.
“O Brasil, por meio da Capes, participa dessas duas consagradas ações de cooperação internacional com países vizinhos e a França. A troca de conhecimento promovida pela internacionalização, estruturada em um comitê diretivo e um comitê científico, contribui para o avanço da ciência do País”, afirma Cláudia Queda de Toledo, Presidente da Capes.
As propostas para os dois editais deverão ser apresentadas simultaneamente à Capes e à Secretaria Internacional dos Programas pelo Sistema da Capes (Sicapes), até às 17h de 17 de maio. A divulgação do resultado está prevista para dezembro e o início das atividades dos projetos para janeiro de 2023. A implementação das bolsas devem começar em março de 2023.
Sobre os Programas
O MATH-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo da Matemática. As propostas aprovadas têm duração de dois anos e envolvem pelo menos dois países sul-americanos e uma ou mais equipe de cientistas franceses.
O STIC Amsud envolve os mesmos países, projetos e quantidades de equipes do MATH-AMSud. A distinção está apenas na área: sua cooperação é regional na ciência e tecnologia para a criação de redes de investigação e domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Texto: CCS/Capes | Imagem ilustrativa: Tecnologia foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com