Chapa 2 é a mais votada nas eleições para a Reitoria da UFPB
Foi divulgado na noite desta quarta-feira (26) o resultado da consulta online feita à comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a escolha dos novos reitor e vice-reitor da instituição. A chapa 2, Inovação com Inclusão, encabeçada pela professora Terezinha Domiciano, candidata ao cargo de reitora, e pela professora e Mônica Nóbrega, ao cargo de vice-reitora, recebeu 48,44% dos votos. O resultado não assegura, no entanto, que as mais votadas assumam os cargos. A escolha definitiva será feita pelo Ministério da Educação (MEC).
A chapa 1, UFPB em primeiro lugar, representada pelos professores Isac Medeiros (reitor) e Regina Celi (vice-reitora) recebeu 46,21% dos votos. A chapa 3, Orgulho de ser UFPB, encabeçada pelo professor Valdiney Gouveia (reitor) e Liana Albuquerque (vice-reitora) obteve 5,35% dos votos. O processo de consulta aconteceu durante todo o dia, das 7h às 22h, desta quarta-feira, de forma online pela primeira vez na UFPB, devido à pandemia.
Mesmo com o fim da paridade entre os votantes, que determinou peso de apenas 15% para os votos dos estudantes e 15% para os dos servidores técnico-administrativos, essas duas categorias definiram o resultado da consulta. Mais de 6 mil discentes escolheram as candidatas Terezinha e Mônica para assumir a Reitoria da UFPB, além dos 1.225 servidores e 1.078 professores. A categoria dos docentes teve o peso de 70% na votação.
Veja, abaixo, o boletim de apuração divulgado pela Comissão Organizadora da Consulta Prévia à comunidade universitária da UFPB.
Puderam participar da consulta professores e técnico-administrativos do quadro permanente da UFPB e em efetivo exercício, além de discentes matriculados em cursos de graduação e tecnológico, mestrados (acadêmicos e profissionalizantes), doutorados e pós-graduação nas modalidades de especialização, residência médica, residência multiprofissional e residência em área profissional da saúde.
O resultado da votação deverá ser homologado no dia 3 de setembro, pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB. A lista tríplice, com os três primeiros nomes mais votados – nesse caso, com as três únicas chapas concorrentes – será enviada para o Ministério da Educação (MEC) até 11 de setembro. Por tradição, o Governo Federal respeitou a escolha da comunidade acadêmica da UFPB nos últimos anos e nomeou os nomes mais votados para cada cargo.
Quem são candidatas
Terezinha Domiciano é professora titular do Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) no campus III da UFPB, em Bananeiras, com atuação em cursos de nível Técnico, Superior e Pós-Graduação. Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado em Zootecnia pela UFPB e doutorado em Zootecnia pela UFRPE/UFPB/UFC.
Atuou no movimento estudantil universitário e movimento docente. Na UFPB, exerceu funções administrativas de chefe de departamento e laboratório, assessoria de pesquisa, coordenação de projetos institucionais, como o REUNI e PDI para o CCHSA, vice-diretora e diretora do CCHSA por dois mandatos. Recebeu prêmios de mérito profissional e/ou acadêmico e condecorações ao longo dos quase trinta anos da carreira de servidora pública.
Mônica Nóbrega possui graduação em Letras pela UFPB (1988), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002).
Atualmente é professora associada da UFPB e diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da instituição desde janeiro de 2013.