Conselho Superior do IFPB aprova exigência do passaporte vacinal
O Conselho Superior do IFPB aprovou em reunião nesta quarta-feira (23), por unanimidade, o Protocolo de Biossegurança que traz, dentre outros aspectos, a exigência do passaporte vacinal em todas as unidades para a realização de atividades presenciais. A matéria já passou pelo Colégio de Dirigentes e pelo Comitê de Crise.
“Este é um momento histórico para a nossa instituição”, afirmou o Reitor Nicácio Lopes, presidente do Conselho Superior, ao enfatizar que o IFPB tem suas decisões pautadas de forma coerente com a ciência. “Estamos dando um passo importante para a história do instituto. O protocolo já foi aprovado pela instância do Colégio de Dirigentes e Comitê de Crises e agora pelo Conselho Superior, que tem uma composição eclética com representantes de todos os segmentos acadêmicos e também da sociedade civil organizada e setores produtivos”, destacou o Reitor Nicácio.
A relatoria do processo ficou a cargo da conselheira Maria Claudia Brandão, que fez destaques para vários aspectos como: a finalidade do protocolo, orientações e adequações concernentes a infraestrutura do IFPB para receber as atividades presenciais, organização de ambientes coletivos e aspectos comportamentais. A relatora também historicizou o processo e ressaltou as normativas em que o protocolo está baseado além da sua necessidade de atualização constante, tendo em vista o dinamismo do cenário pandêmico e o surgimento de novos estudos científicos.
O processo foi elogiado pelos membros do conselho que destacaram a necessidade do retorno as atividades presenciais e o cuidado com a biossegurança da comunidade, mantendo as recomendações necessárias para evitar o contágio e a disseminação do Covid-19. “Aprovar o protocolo de biossegurança é pensar na vida das pessoas, parabenizo a instituição na condução desse processo. O IFPB está saindo a frente de outras instituições”, disse o conselheiro Sérgio Gouveia Martins, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado representante das entidades patronais.
Com o retorno as atividades presenciais em vários campi do IFPB, as unidades já vêm organizando o fluxo de apresentação do passaporte vacinal e colocando em prática as recomendações do protocolo de biossegurança.
Texto: Patrícia Nogueira / Comunicação IFPB
Foto: Juliana Carneiro