Cursos de Direito da UFPB, UFCG e UEPB recebem selo de qualidade OAB Recomenda
Os cursos de Direito do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) do Campus I, nas cidades de João Pessoa e Santa Rita; do Centro de Ciências Jurídicas de Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sousa; e do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, em Campina Grande, foram agraciados, na última quarta-feira (16), com o Selo de Qualidade OAB Recomenda 2022, concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
A cerimônia de premiação da 7ª Edição do selo de qualidade ocorreu no auditório da sede do Conselho, em Brasília – DF. Na ocasião foram agraciadas 192 instituições de ensino superior da área de direito dentre as mais de 1.500 existentes no país.
O selo OAB Recomenda trata-se de uma premiação trienal que consiste no reconhecimento das instituições de ensino superior, nas quais o curso de Direito cumpriu os critérios estabelecidos pela Comissão Especial, com o objetivo de contribuir com a valorização de ensino jurídico de qualidade.
Os critérios de concessão do prêmio se baseiam nos índices de desempenho dos discentes dos Cursos de Graduação em Direito no Exame da Ordem (EOAB) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
A Diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Profa. Anne Augusta Leite, destaca que o selo de reconhecimento nacional é fruto da junção de esforços e da atuação coletiva de todos os segmentos que compõe a comunidade do CCJ, os discentes, docentes e técnicos administrativos, com destaque para os alunados dos cursos de João Pessoa e Santa Rita que, segundo a docente, obtiveram excelentes resultados que legitimam o recebimento do selo OAB Recomenda.
“Este reconhecimento da OAB é de capital relevância para o CCJ e a UFPB, sobretudo, porque ratifica a atuação dos nossos cursos de direito em João Pessoa e Santa Rita como parte de uma Instituição Federal de Ensino Superior comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão gratuitas, públicas e de qualidade”, disse a Diretora do CCJ.
O diretor do CCJS da UFCG, professor Jardel de Freitas, destacou que iniciativas como esta são importantes para exigir um grau elevado na qualidade dos cursos jurídicos do país. “Estamos honrados com o destaque em nível nacional, que vem a coroar os 50 anos de fundação do curso de Direito da UFCG no Sertão paraibano. Mas ainda temos muito a melhorar e inovar, já que estamos numa sociedade dinâmica e o jurista moderno necessita se adequar às novas realidades. Vale ressaltar, ainda, que essa conquista é uma luta conjunta e incessante por uma universidade pública e de qualidade”, enfatizou.
Ao discursar durante a solenidade, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, reforçou o prêmio como um instrumento que contribui para garantir a qualidade do ensino jurídico.
Confira a lista das universidades agraciadas com o Selo de Qualidade OAB Recomenda 2022.
Texto: Editado, com informações de Elidiane Poquiviqui e Aline Lins – Ascom UFPB, e Ascom UFCG
Foto: Juliana Carneiro