Enade 2021: 75,4% dos inscritos realizaram o exame
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde desta terça-feira (16), a taxa de participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Realizado no último domingo (14), o exame atingiu 75,4% dos 489.958 inscritos. As provas foram aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal.
A quantidade de estudantes do ensino superior que fizeram a prova este ano foi menor em relação a 2017, última aplicação para áreas semelhantes às desta edição, quando o índice de presentes foi de 84%. Ainda assim, o Inep considerou a diferença de 8,6% positiva, tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19.
O Instituto pontuou que a logística de aplicação foi realizada sem problemas, com entregas de provas feitas pelos Correios, em prazo adequado, e a aplicação do exame foi iniciada nos horários previstos. Foram 1.744 locais de prova, em 1.422 municípios do País.
Cursos avaliados
Nesta edição, estão sendo avaliados 493.042 estudantes concluintes de 8.009 cursos das 30 áreas do conhecimento vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Do bacharelado, são avaliados os concluintes e os cursos de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Química e Sistemas de Informação.
Já da licenciatura, são avaliados os cursos de Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química.
Também fazem parte da avaliação os cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Gestão da Tecnologia da Informação e em Redes de Computadores.
Questionário do coordenador
Nesta terça-feira (16), começa o período de preenchimento do Questionário de Coordenador de Curso, que coleta informações sobre o perfil do coordenador e os contextos de formação dos estudantes. Isso deve auxiliar na compreensão dos resultados do Enade. O prazo para preenchimento vai até o dia 26 deste mês.
Dispensa da prova
Os participantes que não puderam realizar o exame por motivos de saúde previstos no edital deverão formalizar o pedido de dispensa da prova. É necessário apresentar a documentação comprobatória no período de 16 de dezembro a 21 de janeiro de 2022, no Sistema Enade.
A regularidade junto ao exame é requisito para colar grau, tendo em vista que o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação nacionais, conforme o art. 5º da Lei n.º 10.861/2004.
Confira o edital do Enade 2021
Texto: Juliana Carneiro com informações Ascom Inep
Imagem: Negócio foto criado por Dragana_Gordic – br.freepik.com