Reitor da UFPB é aprovado no SiSU como cotista; MPF apura legalidade
O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, foi aprovado para o curso de Engenharia de Produção da instituição pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2022. Com 638,9 pontos alcançados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sua classificação se deu pelo sistema de cotas, como advindo de escola pública.
Nesta quarta-feira (2), o Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, através da procuradora da República Janaína Andrade, instaurou uma Notícia de Fato sobre a situação. Com isso, o MPF deverá apurar se houve favorecimento ou violação de regras na aprovação do reitor. A Pró-reitoria de Graduação da UFPB tem o prazo de dez dias para se manifestar sobre o assunto.
De acordo com os regimentos da UFPB e da Reitoria, e o edital do SiSU, não há impedimentos para que o reitor ingresse como cotista em um curso da instituição, embora tenha renda salarial como professor universitário e não esteja em condições de desigualdade de competição.
O reitor Valdiney Gouveia é professor do Departamento de Psicologia da UFPB e pesquisador do CNPq. Ele também é graduado em Direito por uma faculdade particular de João Pessoa.
Texto: Juliana Carneiro
Foto: ufpb.br