UFCG participa de projeto de otimização de manejo de tilápias
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participa do desenvolvimento de um projeto que, segundo seus criadores, poderá mudar o panorama da aquicultura. Trata-se de um sistema de automatização de distribuição de ração e pesagem de tilápias. “Hoje, o processo é 100% manual e exige atenção, presença e acompanhamento constante do produtor”, observa Ailton Rodrigues, CEO da Aquabit, startup nascida em Teresina, Piauí, atualmente com sede em Cascavel, no Paraná. A empresa é especializada na gestão da aquicultura.
O projeto – que consiste na montagem de alimentadores automatizados, bem como um sistema de automação das pesagens na despesca para frigoríficos -, foi selecionado em edital de financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e encaminhada ao Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle (LIEC) da UFCG, credenciado da Unidade Embrapii CEEI/UFCG.
De acordo pesquisador da UFCG, George Acioli Júnior, o projeto tem bastante potencial e, por isso, foi acolhido pela unidade. “O mercado de aquicultura está em expansão e com diversas startups atuando juntamente com grandes empresas. Visualizamos uma grande oportunidade de utilizar a nossa experiência em desenvolvimento de projetos inovadores que contribuíram para o crescimento desse setor”, afirmou.
Segundo o pesquisador, os protótipos estão em fase inicial de desenvolvimento no LIEC. “É quando a equipe define a arquitetura da solução a ser desenvolvida e realiza alguns testes em componentes de hardware”, explica.
Pelo acordo de parceria, o LIEC é responsável pela execução técnica do projeto, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) é o interveniente financeiro e a Embrapii e o Sebrae/PR viabilizam aportes financeiros não reembolsáveis ao projeto. Foram investidos mais de R$ 180 mil.
Unidade Embrapii CEEI UFCG
O Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da UFCG desenvolve, como Unidade Embrapii, projetos na área de software e automação. Tem atualmente mais de 130 projetos contratados com mais de 70 empresas parceiras da indústria, em diversos domínios de aplicação, incluindo saúde, entretenimento, eletroeletrônicos, alimentos, educação, comércio, jurídico, transportes, segurança, energia e TIC, tendo executado projetos em parceria com empresas de todas as regiões do Brasil, de grandes multinacionais a startups. Conta com 20 laboratórios para a execução dos projetos
Texto: Ascom UFCG, com dados da Embrapii e do portal Start to Up
Imagem ilustrativa: Fundo foto criado por topntp26 – br.freepik.com