Tour virtual conta a história dos 70 anos da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criou exposição virtual comemorativa pelos seus 70 anos de existência. No ar há dois meses, a mostra tem forma de tour virtual e contém imagens, vídeos e textos que transportam o internauta por uma viagem no tempo, percorrendo sete décadas de história da pós-graduação brasileira por meio dos fatos mais marcantes da trajetória da Fundação.

O percurso pelas salas temáticas e corredores interativos mostra desde a criação da CAPES, ainda como uma Campanha, em 1951, passando pela publicação do Parecer Sucupira, em 1965 – que conceituou e normatizou os cursos de mestrado e doutorado no Brasil – até iniciativas mais recentes, como o Programa de Combate a Epidemias, e os Programas de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Parcerias nos Estados, na Amazônia Legal e no Semiárido.

Na galeria fotográfica estão as imagens históricas e todos os presidentes da CAPES. Neste mesmo ambiente, o visitante poderá assistir à mensagem de Cláudia Queda de Toledo, atual presidente da instituição. Em outro ambiente, um painel virtual oferece informações sobre o Portal de Periódicos e o Prêmio CAPES de Tese, além dos programas institucionais, estratégicos, e os específicos para a educação básica e a distância. 

Diversas outras informações, como acordos de cooperação internacional e aplicativos que facilitam a vida dos bolsistas, também compõem o conteúdo da exposição virtual CAPES 70 Anos, além da nova Plataforma CAPES da Educação Básica. Já a parte final da visita traz números e estatísticas sobre os principais programas executados atualmente pela Fundação.

Texto e imagem: Redação CCS/CAPES

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial