Chile oferece bolsas de mestrado a profissionais brasileiros com diploma de graduação

A Agência Chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID) lançou convocatória do Programa de Bolsas de Cooperação Horizontal – República do Chile de Magister (ou Mestrado).

A bolsa está direcionada, por determinação da AGCID, a profissionais brasileiros que possuam diploma de graduação no momento da inscrição e que atuem preferencialmente em instituições públicas. Isso não impede a participação de profissionais que trabalhem em empresas privadas, outras organizações ou de maneira independente. As inscrições estão abertas até 14 de fevereiro.

Os interessados devem visitar a lista de mestrados oferecidos e decidir para qual das universidades chilenas participantes pretende candidatar. A AGCID tem orientado preferência por universidades fora de Santiago, como parte do esforço chileno de interiorizar a presença de estudantes estrangeiros.

O passo seguinte é verificar com a universidade chilena escolhida os requisitos para obter carta de aceitação. Certos programas têm prazos e requisitos mais exigentes que outros. A carta deverá ser enviada – juntamente com os demais documentos necessários, listados na convocatória – à DTED. De maneira paralela, a/o postulante deve enviar – em formato digital – cópia da documentação à Embaixada do Chile em Brasília, por meio do endereço  [email protected].

É importante que a documentação inclua carta de patrocínio da instituição empregadora do postulante. Conforme definido pela AGCID, “patrocínio trabalhista” significa que o empregador indica, em documento formal, que manterá o emprego do candidato até seu retorno da bolsa de estudos. Se a/o postulante está desempregada/o, não trabalhou desde que se formou na universidade, ou trabalha de forma independente em sua própria empresa ou na empresa de sua família, terá pontuação mais baixa na postulação.

Os resultados da seleção final são comunicados na página web da AGCID.

Para mais informações, visite também a página da Embaixada do Chile em Brasília.

Texto: Coordenadoria de Relações Internacionais da UEPB

Imagem ilustrativa: Pavilhão foto criado por wirestock – br.freepik.com

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial