Laboratórios de testagem da Covid-19 da UFPB funcionarão durante todo o mês de janeiro
O Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado no Centro de Ciências Médicas (CCM), Campus de João Pessoa, realizará exames de Covid-19, do tipo RT-PCR, durante as semanas natalina, de 20 a 23, e de Ano Novo, de 27 a 30, e também durante todo o mês de janeiro. O horário de funcionamento é de 8h às 17h.
O Labimol realiza, gratuitamente, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) e com a sala de coleta da Comissão de Biossegurança (CBio) da UFPB, exames para quem está exercendo alguma atividade presencial regular na UFPB, como professores, estudantes, servidores técnico-administrativos e colaboradores terceirizados, e que estejam apresentando sintomas entre o terceiro e o sétimo dia.
Para agendar, o interessado deve preencher um formulário online disponível no site da CBio. Após o agendamento, o paciente passará por uma teletriagem e será avaliado por um médico, que de acordo com histórico clínico indicará, ou não, a realização do exame. O teste é analisado pelo laboratório da UFPB e o resultado do exame geralmente sai em até dois dias úteis.
De acordo com a professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF) e coordenadora do Labimol Eloiza Helena Campana, são realizados em média de 100 a 120 testes por dia. Ela destacou a importância de não parar as testagens durante as festividades de fim de ano e o recesso acadêmico.
“Nós mantemos nosso compromisso com o diagnóstico da Covid-19, sabendo da sua importância principalmente em um período de aumento de casos de síndromes respiratórias. Além de manter nossa parceria e apoio ao Lacen-PB, uma vez que o diagnóstico rápido e adequado é uma das principais ferramentas no combate à Covid-19”, afirmou a docente.
Em caso de dificuldades no preenchimento do formulário eletrônico, o interessado também pode entrar em contato por meio do chat Fale Conosco ou pelo telefone (83) 99344-9355, das 13h às 17h, de segunda a sexta.
Texto: Glaucy Grangeiro e Aline Lins / Foto: Aline Lins – Ascom UFPB