Apenas 70% dos inscritos compareceram ao segundo dia do Enem

Ao todo, 2.179.559 participantes compareceram ao segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O número corresponde a 70,1% das 3.109.802 inscrições confirmadas. Dos presentes, 2.145.194 fizeram a versão impressa e 34.365, a digital. No caso do Enem impresso, 70,5% dos 3.040.909 inscritos realizaram as provas. Já no Enem Digital, 49,9% dos 68.893 inscritos compareceram. Os dados são preliminares, tendo em vista que os números definitivos dependem da apuração do consórcio aplicador e serão informados na divulgação dos resultados do Enem.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou a segunda parte do exame no último domingo, 28 de novembro, em 1.747 municípios brasileiros. No total, foram 11.904 locais de aplicação e 158.445 salas de prova, considerando as duas versões de prova. Os participantes resolveram itens de ciências da natureza e suas tecnologias — química, física e biologia — e matemática e suas tecnologias. Os gabaritos do exame serão divulgados até a próxima quarta-feira, 1º de dezembro, conforme previsto em edital.

Reaplicação – Quem não compareceu ao exame por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas previstas nos editais do Enem 2021 (impresso e digital) pode solicitar a reaplicação por meio da Página do Participante até a próxima sexta-feira, 3 de dezembro. É necessário anexar documentação que comprove a condição de saúde.

O prazo de solicitação para reaplicação também vale para as pessoas afetadas por problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras ocorrências previstas em edital. Entre as situações que possibilitam a realização das provas em nova data estão: desastres naturais que prejudicaram a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao inscrito.

Quem tiver a solicitação aprovada poderá participar da reaplicação, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020. Os resultados do Enem serão divulgados no dia 11 de fevereiro de 2022. Já os treineiros receberão os resultados 60 dias depois.

Com informações Ascom Inep

Foto: Valter Campanato| Agência Brasil

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial