App de Matemática desenvolvido na pós-graduação do IFPB recebe registro do INPI

Um software que promete auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática nas instituições de educação por meio de um aplicativo móvel para celular foi desenvolvido no âmbito do IFPB, no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Trata-se do aplicativo MAT+ que reúne uma série de formulações matemáticas de uso constante dos alunos, bem como vídeo-aulas sobre diversos conteúdos presentes no currículo do ensino médio e técnico.

A ideia foi desenvolvida pelo docente Allysson Macário de Araújo Caldas e seus alunos Rafael Ramos Pereira (mestrando em Educação Profissional e Tecnológica) e Matheus do Nascimento Santos (graduando de Engenharia Elétrica) e é fruto de um Produto Educacional desenvolvido no trabalho de dissertação intitulado por: “O Uso de Tecnologias Digitais como Ferramenta Didático-Pedagógica no Ensino de Matemática”.

“O aplicativo MAT+ surge da preocupação em contribuir de alguma forma para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. O app é dinâmico, interativo e traz assuntos variados da matemática por meio de estímulos audiovisuais que podem ser informativos, motivadores, lúdicos e investigativos”, explicou o professor Allysson Macário, destacando também a importância da instituição em desenvolver produtos inovadores que atendam à demanda local, regional e nacional e promovam o avanço no ensino da matemática.

O MAT+ , aliando tecnologia, praticidade, acessibilidade e usabilidade, recebeu certificado de registro de software pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. Este foi o primeiro registro de software obtido no âmbito do ProfEPT.  

“O ProfEPT vem desenvolvendo vários Produtos Educacionais para área de Ensino, cujo objeto de pesquisa é a Educação Profissional e tecnológica”, afirmou o Coordenador do Curso Rafael Barros. De acordo com o coordenador já foram produzidos livros digitais, cartilhas, web Quest, oficinas, vídeos, blogs, softwares, aplicativos entre outros. Todo material está disponível no site do Programa ProfEPT.  

O aplicativo já foi utilizado de forma experimental durante a pesquisa de mestrado e em breve estará disponível nos mecanismos de busca das lojas da Playstore e App Store. Enquanto isso, os interessados podem fazer o download do programa entrando em contato com o professor Allysson através do e-mail: [email protected]

Texto:  Patrícia Nogueira / Ascom IFPB

Imagem: ifpb.edu.br

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial