Crise na Capes | Pesquisadores renunciam coletivamente e divulgam carta aberta com críticas à presidência da instituição

Nesta segunda-feira (29), 31 pesquisadores da área de Matemática, Probabilidade e Estatística (Mape) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) renunciaram coletivamente.

Uma das razões desse ato foi apontada em carta aberta divulgada nesta manhã. Os servidores criticam a presidência da Capes por não defender a retomada da Avaliação Quadrienal da pós-graduação, suspensa desde o mês de setembro. Tal avaliação, que atribui notas aos programas de pós-graduação de instituições públicas e privadas do Brasil, é uma das responsabilidades da Capes.

“Assim como diversos colegas, acreditamos que a CAPES não tem se esmerado na defesa da sua forma de avaliação. Isto ficou patente nas várias manifestações da presidência e contrasta fortemente com os posicionamentos favoráveis à retomada da avaliação vindos de diversas entidades, desde a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a ABC (Academia Brasileira de Ciências) até a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados”,  diz a carta.

Em outro trecho do documento, os pesquisadores afirmam que a direção da Capes fez alterações internas sem consultar as áreas responsáveis e só depois de anúncio público comunicou aos coordenadores. Eles afirmam ainda que a presidência e a Diretoria de Avaliação (DAV) da Capes têm pego os pesquisadores “de surpresa”, como na ocasião de um pedido de considerações sobre cursos de pós em Ensino a Distância (EaD) em poucos dias.

“Fomos instados a escrever novos documentos a respeito em um prazo de dois dias úteis, depois estendidos em mais uma semana. No entanto, estabelecer parâmetros para a expansão com qualidade do EaD não é tarefa para uns poucos dias de trabalho”, explica o texto.

Veja, abaixo, trecho da carta aberta divulgada pelos pesquisadores.

Texto: Juliana Carneiro com informações de UOL e O Globo

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial