Em execução | Projeto Rotas Acessíveis da UFPB deve atender cerca de 6 mil pessoas com deficiência
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está realizando a execução do Projeto Rotas Acessíveis no Campus I, em João Pessoa. A ação é uma parceria entre Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), Laboratório de Acessibilidade (LACESSE) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan).
O trabalho está sendo executado atualmente no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Centro de Educação (CE), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Central de Aulas devido à projeção estar mais avançada nesses locais. São, também, os locais onde há o maior número de estudantes com deficiência, sobretudo cegos, em circulação, segundo informou o CIA.
A UFPB possui 6.274 estudantes com deficiência ou com Necessidades Educacionais Especiais. O objetivo do projeto é a instalação de rotas acessíveis em todos os campi da UFPB, dando maior autonomia à pessoa com deficiência.
“O projeto se iniciou através de uma extensão universitária por intermédio da Profa. Angelina Costa da Arquitetura, projetado pelo Lacesse/CIA e executado pela Sinfra”, explicou Rafael Monteiro, coordenador do CIA.
O projeto deve seguir pela lateral do bosque ao encontro da Biblioteca Central e seguir para a Reitoria, Centro de Ciências Médicas (CCM) e Centro de Ciências da Saúde (CCS) e demais localidades.
O Rotas compreende:
1. Piso tátil nas calçadas, ruas e corredores que dão acesso às salas de aula e setores;
2. Estacionamento com sinalização horizontal e vertical;
3. Guarda-corpo;
4. Balizamento;
5. Rampas;
6. Estações de descanso;
7. Rota central que cruza todo o Campus, dando acesso entre os centros e locais.
Texto: Com informações de Aline Lins | Ascom UFPB
Foto: Divulgação