Estudantes, professores e técnicos da UFPB realizarão ato pela deposição do atual reitor da universidade

Está marcada para a sexta-feira (12) mais uma manifestação de parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que pede a destituição do professor Valdiney Gouveia do cargo de reitor. O ato intitulado Fora, Valdiney! deverá reunir professores, alunos e servidores técnico-administrativos que não reconhecem a legitimidade da escolha pelo atual dirigente.

O ato deverá ter início às 15h no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB, no campus I, em João Pessoa. Estão programadas rodas de conversa e atividades culturais. Os organizadores da manifestação pedem que os participantes levem 1 quilo de alimento para doação aos estudantes que estão com o recebimento de bolsas atrasado.

Reitor não eleito pela comunidade

Gouveia foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar o cargo de reitor da UFPB em novembro de 2020. No entanto, a indicação desconsiderou a consulta feita à comunidade universitária, que deu pouco mais de 5% dos votos à chapa de Valdiney. Somando-se a isso, o atual reitor não obteve sequer um voto no Conselho Pleno da UFPB, composto pelo Conselho Universitário (Consuni), Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Conselho Curador.

Na última semana, o Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB elaborou um dossiê que aponta atos de autoritarismo e contra a democracia por parte da atual Reitoria. O documento foi protocolado na Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods) da universidade e é destinado ao Consuni e ao Consepe.

Historicamente, a decisão da comunidade universitária é respeitada pelo Governo Federal nas instituições federais de ensino superior. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro tem descumprido a tradição e empossado reitores que não tiveram aceitação dos votantes.

Texto: Juliana Carneiro

Foto: Nathalia Williany para AdufPB

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial