Projeto do IFPB consertará computadores para estudantes de baixa renda

Equipamentos próprios dos alunos serão melhorados e máquinas subutilizadas pela instituição serão doadas

O Balcão da Inclusão Digital Solidária (Bids) foi um dos projetos selecionados pelo edital 2020 dos Programas Internos de Bolsas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A iniciativa dos pesquisadores propõe consertar notebooks e computadores de mesa de estudantes socialmente vulneráveis. Serão contemplados alunos selecionados pelo Instituto e pela Central Única das Favelas (Cufa), entidade parceira do projeto, em João Pessoa e região metropolitana.

A previsão é de que as atividades do Bids sejam iniciadas ainda neste mês de setembro e se estendam até abril de 2021. As aulas on-line impostas pela pandemia são motivações para a aceleração da implantação do trabalho, pois muitos estudantes não possuem equipamentos adequados.

O projeto será viabilizado por doações de equipamentos ou recursos financeiros, além de uma equipe de técnicos que irá oferecer serviço gratuito aos estudantes beneficiários. No entanto, também será oferecido atendimento ao público de forma geral, que pagará pelos consertos de acordo com uma tabela de preços acessíveis.

“As doações em dinheiro serão recebidas através de conta bancária gerenciada com transparência através da Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec)”, explicou Fernando Lordão, professor coordenador do projeto. As doações de equipamentos ou materiais devem ser feitas na sede da Funetec, localizada na Av. Piauí, 75, Bairro dos Estados, em João Pessoa. São recebidos eletrônicos, álcool, ferramentas, pasta térmica, máscaras, luvas e vestimentas.

Parcerias institucionais com órgãos públicos estão sendo buscadas pelo Bids, como com a Receita Federal, para tentar captar a doação de equipamentos apreendidos. Da mesma forma, os pesquisadores têm contatado empresas privadas com o objetivo de facilitar a aquisição de componentes. A própria Funetec está fazendo um levantamento interno dos equipamentos antigos sem utilidade para doar o material ao projeto.

O professor Fernando Lordão explica que a expectativa de todos os envolvidos é de promover a inclusão digital de estudantes socialmente vulneráveis e divulgar o trabalho desenvolvido pelos técnicos voluntários.

Todas as informações sobre o projeto estão na página https://projetobids.com/, onde também é possível ver como se tornar um apoiador. O Bids é uma iniciativa do Departamento de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos-DIPPED do Campus João Pessoa do IFPB.

Com informações da Comunicação IFPB.

Imagem: Designed by jcomp / Freepik

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial