Rouquidão | UFPB retoma marcação de consultas gratuitas com fonoaudiólogos

O Laboratório Integrado de Estudos da Voz (LIEV), vinculado ao Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), retomou, desde o último dia 14, a marcação de consultas para atendimentos com fonoaudiólogos, principalmente para casos de queixa de rouquidão da voz.

O professor Leonardo Wanderley Lopes é um dos líderes do LIEV e Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Ele explica que o projeto é voltado ao atendimento gratuito do público em geral e já existe há alguns anos, tendo o atendimento sido suspenso devido à pandemia da Covid-19.

“Agora, estamos retornando ao atendimento presencial. Nosso laboratório é referência no Estado, estamos próximos a atender nosso paciente número 2 mil. As consultas são realizadas por fonoaudiólogos estudantes da pós-graduação, geralmente do doutorado, que estão sempre acompanhados por um professor orientador”, disse Lopes.

As pessoas devem estar atentas aos sintomas que demonstram a necessidade de um atendimento fonoaudiológico. Os principais sintomas costumam ser rouquidão por mais de 15 dias ou a sensação de que é necessário fazer mais força para falar do que o habitual. De acordo com o professor Leonardo Lopes, nesse tipo de atendimento realizado no LIEV, os principais diagnósticos costumam ser lesão de edema das pregas vocais ou nódulo nas pregas vocais.

Ainda segundo o especialista, há um perfil de pessoas mais propensas a terem problemas com a voz. “As principais causas desses problemas nas cordas vocais costumam ser a sobrecarga devido ao maior período falando alto, como é o caso de profissionais como professor, vendedor, repórter, esses profissionais têm maior risco de desenvolver um problema, bem como pessoas que falam alto ou fora do tom”, disse Leonardo Lopes

O profissional orienta sobre os principais cuidados para não desenvolver problemas na voz, tais como observar as mudanças da voz, a realização de treinamento especializado para os trabalhadores que utilizam muito a voz, além da manutenção da hidratação e alimentação adequadas.

Sobre o atendimento realizado pelo LIEV, o professor explica que não apenas pessoas com rouquidão ou algum problema na voz podem procurar as consultas no laboratório. O atendimento também é adequado para a pessoa que está em busca de melhorias para que a voz represente o gênero com o qual se identifica perante a sociedade, como é o caso das pessoas transsexuais.

O agendamento para os atendimentos fonoaudiológicos realizados no Laboratório Integrado de Estudos da Voz, localizado na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da UFPB, podem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 13h às 17h, pelo telefone 3216-7926. Os atendimentos ocorrem todas as terças e quintas-feiras pela manhã, e nas quartas-feiras à tarde.

Texto: Elidiane Poquiviqui e Aline Lins | Imagem ilustrativa: Medicina foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial