Sociedade Brasileira de Neurociências realiza Semana do Cérebro na UFPB

Nos dias 16 e 17 de março, acontece a XI Semana do Cérebro – O Cérebro Social, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências cognitivas e comportamento (PPgNeC), vinculado ao Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento, que tem o apoio da UFPB, é gratuito, aberto ao público, principalmente estudantes de ensino médio e graduação, e será transmitido por meio do canal do programa no YouTube. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de março pelo endereço: https://www.even3.com.br/xsndc2022.

Ao longo dos dois dias de programação serão realizadas palestras e disponibilizado espaço para perguntas e respostas com especialistas da área. As temáticas serão exploradas em três eixos principais: neuroplasticidade e Sociedade: como elas conversam; Neurociências e os aspectos da aprendizagem social, na qual ocorrerá a palestra “exercícios físicos fazem bem para o cérebro?”; e O meu cérebro e o isolamento social.

Parte da programação do segundo dia do evento será destinada a uma maior interação com o público nos quadros intitulados como “Conheça um neurocientista” e “Pergunte ao Neurocientista”.

De acordo com o mestrando Landerson Martins, que faz parte da comissão organizadora, o evento tem o objetivo de popularizar a divulgação científica sobre os estudos do cérebro, aproximando a comunidade de termas em neurociência que são desenvolvidos e pesquisados na UFPB, com uma linguagem mais acessível e elucidativa.

“Queremos enfatizar a importância de eventos de divulgação científica, principalmente os que abordam temáticas atuais e necessárias, como as neurociências na sociedade. Levar ao público conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro em atividades sociais, além promover debates, trazer novas possibilidades de intervenção e estimulação”, disse o mestrando.

Durante o período que antecede o evento, o público pode acompanhar na rede social do programa a publicação de peças de artes gráficas e infográficos informativos e curiosidades sobre a neurociência, bem como sobre os laboratórios vinculados ao PPgNEC e as pesquisas desenvolvidas.

O evento será encerrado com um momento teórico-prático sobre autocompaixão e cérebro social: mindfulness como ferramenta. A programação completa pode ser conferida aqui. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (83) 996739568.

Sobre a semana:

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Anualmente, no mês de março, universidades, escolas, hospitais e outras organizações unem-se em um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos oriundos das neurociências e incluem desde visitas guiadas a laboratórios, palestras e minicursos, oficinas, exibição de filmes e documentários comentados por neurocientistas, até exposições e brincadeiras interativas sobre o cérebro, a mente, ilusões, doenças etc.

Texto: Elidiane Poquiviqui e Aline Lins | Foto: Divulgação – Ascom UFPB

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial