Tuitaço e ato em Brasília marcam mobilização em defesa da ciência nesta terça, 23

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em articulação com outras entidades científicas e acadêmicas nacionais, realiza hoje (23) a 3ª Jornada de Mobilização em Defesa da Ciência. Com atividades online e presenciais, a mobilização terá o mote “Qual o valor da ciência?”.

O objetivo da mobilização é pressionar o governo e os parlamentares pela recomposição do orçamento da CT&I. O Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) é hoje a principal fonte de financiamento da pesquisa científica no país e o corte e contingenciamento de suas verbas prejudicam principalmente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que perdeu mais de R$ 600 milhões de seu orçamento. As entidades também solicitam a liberação dos R$ 2,7 bilhões que ainda restam do FNDCT no ano em curso.

O dia começará com um tuitaço às 10h00 com a hashtag #SOSCIÊNCIA. Em seguida, às 11h, será realizada uma manifestação presencial na porta do Ministério da Economia. Das 14h às 16h acontecerá o ato online “Quanto vale a Ciência?”, que contará com a participação de parlamentares e de representantes de entidades da área de CT&I. A transmissão será pelo canal da ANPG no YouTube.

Programação:

10h – Tuitaço #SOSCIÊNCIA;

11h – Manifestação na porta do Ministério da Economia;

14h-16h – Ato virtual com as entidades acadêmicas e científicas, parlamentares, lideranças empresariais, entre outros.

Programação das Sociedades Afiliadas:

Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC): A SBEC convida toda a sociedade a assistir às mesas do seu XXIII Congresso: “Mentira e Verdade no Mundo Antigo e na Atualidade”, agora disponibilizadas no seu canal do YouTube.

8h30 –  Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) realiza a palestra “A LA Crítica e o seu papel na percepção da realidade e na luta por melhoria nas condições de vida”, com a participação de Kanavillil Rajagopalan (Unicamp), Daniella Corcioli (UFT) e Aílton Lopes (PosLA). A transmissão será pelo canal da entidade no YouTube.

9h – A Associação Brasileira de Linguística (Abralin) realiza o debate “Quanto custa fazer linguística?”, com a participação de Mailce Mota, Marcia Machado Vieira e Tiago Torrent. A transmissão será por este link.

10h – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd): conferência “Quanto vale a pesquisa em Educação?”, com Ângelo Souza (UFPR), coordenação de Área da Educação na Capes. A transmissão será pelo canal da entidade no YouTube.

11h – A Sociedade Brasileira de Física realizará a live sobre o “Impacto dos cortes de recursos na carreira de jovens cientistas”. A atividade contará com a participação de Bárbara Segal Ramos, secretária regional adjunta da SBPC em Santa Catarina (SBPC-SC), Débora Peres Menezes, presidente da SBF, e Miriam Pilar Grossi, diretora da SBPC. A transmissão será pelo canal da SBF no YouTube.

11h – Aula Magna da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN) será proferida pela Prof. Maria Paula Curado, professora da pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da PUC-Goiás. Transmissão pelo canal da entidade no YouTube.

11h – A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) realiza debate com a participação de Germana Araújo Sales (UFPA, coordenadora de Área da Capes); Miguel Oliveira Júnior (UFAL, presidente da ABRALIN); Lívia de Freitas Reis Teixeira (UFF, superintendência de Relações Internacionais). A transmissão será pelo canal da entidade no YouTube.

16h – Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) realiza a aula “Ciência: uma história de resistência”, com Fátima Évora, livre-docente do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Transmissão pelo canal da entidade no YouTube.

16h – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) realiza o debate “Comunicação, Ciência e Democracia”, com Fernanda Sobral (SBPC), Fernando Oliveira Paulino (Socicom), Edgar Rebouças (Intercom), Roseli Fígaro (Compós) e Felipe Saldanha (ABPEducom). Transmissão pelo canal da entidade no YouTube.

16h30 – Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos realiza webinar “Qual o valor da ciência para solução das crises da biodiversidade e das mudanças climáticas? Duas faces da mesma moeda?”. O debate contará com a participação de Carlos A. Joly (BPBES & UNICAMP), Cristiana S. Seixas (BPBES & UNICAMP) e Rafael Loyola (BPBES & FBDS) e moderada por Aliny P. F. Pires(BPBES & UERJ) e Paula D. Castro (BPBES & Maritaca Divulgação Científica). Perguntas devem ser enviadas pelo e-mail para: [email protected] A atividade terá transmissão pelo canal YouTube da BPBES: https://www.youtube.com/channel/UCzy-lIqbnWQWx47Ac_Hlb_g

17h – Associação Brasileira de Antropologia (ABA) realiza o debate “Fazer Ciência e Defender Direitos: o Valor da Antropologia”, com a participação de Luciana de Oliveira Dias, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Guillermo Vega Sanabria, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Transmissão pelo canal da ABA no YouTube

17h – Abralin realiza o debate “Linguística para a justiça social”, com a participação de Vera Menezes e Ricardo Joseh Lima. A transmissão será por este link.

Texto: Jornal da Ciência | Portal SBPC

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial