UEPB aprova apoio financeiro a estudantes prejudicados com o adiamento das aulas presenciais

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou nesta segunda-feira (28), a proposta de criação de apoio financeiro temporário a estudantes que foram prejudicados com o adiamento das aulas presenciais, e também o envio de quatro Propostas de Cursos Novos (APCN) para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo um doutorado e três mestrados.

A reunião, realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pelos canais oficias da UEPB, foi presidida pela reitora Célia Regina Diniz, contou com a presença da vice-reitora, Ivonildes Fonseca, dos demais conselheiros e participação extraordinária de dois estudantes da Instituição, representando o corpo discente em relação ao processo da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST). Este processo encaminhava proposta de criação de apoio financeiro temporário para alunos que foram prejudicados com o adiamento das aulas presenciais.

Em resolução anterior, o retorno das aulas teóricas presenciais estava previsto para fevereiro e foram adiadas após aumento de casos de covid-19 no estado e em decisão tomada pela Universidade, com informações do Comitê de Contingência e Crise covid-19 da UEPB, tendo sido referendada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Antes da deliberação, porém, vários estudantes já haviam se programado para o retorno na data inicial, muitos tendo já se deslocado de outras cidades para o seu local de estudo. Após pedidos e consulta por meio de questionários, a PROEST decidiu encaminhar a proposta do auxílio.

A relatoria foi da conselheira Pollyanna Xavier, que deu parecer favorável e aprovado pelo Consuni. A nova resolução institui o apoio financeiro temporário, destinado a estudantes dos cursos de Odontologia (Campus I e VIII), Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Farmácia, Psicologia (Campus I), Agronomia, Ciências Agrárias, Curso Técnico em Agropecuária (Campus IV) e Engenharia Civil (Campus VIII), em decorrência do adiamento das aulas dos componentes teóricos presenciais.

O auxilio é destinado a alunos oriundos de municípios distintos daquele onde se situa o campus que estudam e que comprovarem, por meio de contrato de locação ou outro documento hábil, terem incorrido em custos para fixação de residência no período de 3 de janeiro a 21 de fevereiro, bem como apresentarem todos os documentos estabelecidos em instrução normativa da Pró-Reitoria Estudantil para concessão do benefício. Haverá a concessão de duas modalidades de bolsa. Uma no valor de R$ 506, para estudantes que comprovarem residirem sozinhos; e outra no valor de R$ 253, para os que comprovarem residir com um ou mais estudantes.

Propostas de novos cursos de pós-graduação
Segundo as professoras Célia Regina e Ivonildes Fonseca, reitora e vice-reitora da UEPB, bem como vários conselheiros, foi uma manhã alegre e rica para a Universidade, especialmente no que tange à pós-graduação e à pesquisa, que tende igualmente a beneficiar o ensino da instituição. Todos os processos com envio de APCN para a Capes foram apreciados e aprovados por unanimidade.

São eles: Doutorado em Formação de Professores, processo enviado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP); Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Governança Arquivística, enviado pelo Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA); Mestrado Profissional em Direito e Educação, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); e Mestrado em Linguística Aplicada, do Departamento de Letras e Artes do Centro de Educação (DLA/CEDUC).

Em suas falas, os relatores apontaram a relevância dos temas e dos cursos para a UEPB e pesquisas do Nordeste, uma vez que costuma atrair alunos de regiões circunvizinhas; a demanda por tais formações, uma vez que possuem linhas de pesquisa e abrangência diferenciadas de outros cursos da área; bem como a qualidade dos projetos e dos professores, da UEPB e também em conjunto com outras instituições, um atributo recomendado pela Capes.

Texto: Juliana Rosas – Ascom UEPB | Imagem ilustrativa: Escola foto criado por freepik – br.freepik.com

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