UEPB e STF esboçam convênio para projetos de combate à desinformação
Com ações de ensino, pesquisa e extensão que atuam com foco no combate à desinformação, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciou, na tarde desta quarta-feira (15) o diálogo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que sejam construídas as bases do convênio, a ser assinado no primeiro semestre de 2022, no âmbito do Programa de Combate à Desinformação do órgão judiciário.
Estiveram presentes na reunião, o pró-reitor adjunto de Planejamento, Ivan Barbosa, a assessora de Comunicação, Juliana Marques, e os assessores de comunicação do STF sob o comando da assessora-chefe, Ana Gabriela Guerreiro. Na oportunidade, foram apresentados os projetos desenvolvidos na UEPB que atuam no combate à desinformação e os representantes do STF expuseram algumas perspectivas de desenvolvimento da parceria entre as instituições.
O pró-reitor adjunto de Planejamento destacou que o diálogo iniciado com o STF no intuito de firmar parceria no âmbito do Programa de Combate à Desinformação é mais um importante passo institucional na política já consolidada na UEPB de transparência e governança pública. “A partir das nossas ações institucionais de extensão e pesquisa voltadas ao combate das fake news e da desinformação, pretendemos trocar informações e expertises que se somarão a outras instituições de ensino e entidades que atuam na área em parceria com o STF”, explicou Ivan Barbosa.
Para a assessora de comunicação Juliana Marques, que desenvolve o projeto de extensão “Comunica UEPB: a comunicação institucional e seus impactos no combate à desinformação”, essa parceria “possibilitará o fortalecimento das ações já desenvolvidas no âmbito da UEPB e a utilização do conhecimento de pesquisadores e pesquisadoras da Paraíba para a realização de iniciativas junto ao STF. Além disso, as informações reunidas pelos projetos da UEPB irão compor um banco de dados nacional sobre projetos em andamento nas universidades do país com a vertente do combate à desinformação”, avalia.
O Programa de Combate à Desinformação do STF busca enfrentar as fake news e os discursos de ódio contra a Corte, instituições públicas e grupos sociais, além de promover o pluralismo, a diversidade e o respeito aos direitos humanos. Tal iniciativa está em consonância com a missão que orienta as ações da UEPB em todo o Estado.
Texto e foto: Ascom UEPB