UFCG adota emissão de diploma digital
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) passou a adotar a emissão de diploma de graduação em formato digital. A medida objetiva tornar o processo de emissão do documento mais ágil, eficiente, cômodo para os estudantes, além de reduzir custos e promover maior segurança contra fraudes.
Os discentes que colaram grau a partir de janeiro de 2022 serão os primeiros a receberem o diploma em formato digital pela Instituição. O documento possui validade jurídica conferida pelo uso de assinaturas digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). O acesso e validação do documento se dará por meio do Sistema de Controle Acadêmico Online.
Para o reitor da UFCG, Antônio Fernandes Filho, a medida é mais um avanço para celebrar nestes 20 anos da instituição. “Esta ação, cuja adesão e operacionalização uniu diversos setores, como a Pró-reitoria de Ensino, o Setor de Tecnologia da Informação e a Secretaria de Planejamento e Orçamento, garantirá a implantação de um processo de excelência, transparência e confiabilidade, com foco na comodidade e interesse do nosso estudante e concluinte. Emitir diplomas digitais significa aderir à cultura digital e, concomitantemente, combater possíveis fraudes, reduzir cursos e otimizar processos de trabalho garantindo celeridade e confiabilidade na emissão deste documento que é o nosso passaporte para a vida profissional. A partir de agora, o concluinte poderá obter seu diploma a partir de sistemas digitais da UFCG, onde também será possível validá-lo”, destacou.
Mais informações sobre o procedimentos para solicitação de expedição, acesso e validação de diplomas em formato digital no âmbito da UFCG podem ser obtidas através da leitura da Portaria PRE Nº 15/2022.
Acesse também o tutorial e perguntas frequentes disponível na página da PRE.
Texto e foto: Ascom UFCG