UFCG aprova criação da Unidade Acadêmica de Música
Foi aprovada nesta terça-feira, dia 24, por unanimidade, pelo Colegiado Pleno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a criação da Unidade Acadêmica de Música (UNAMUS), a partir do desmembramento da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMi).
A UNAMUS será constituída por dois cursos de Graduação – a Licenciatura e o Bacharelado em Música – e contará com 16 professores, dois técnicos em música, além dos técnicos administrativos, que atuarão no âmbito das secretarias. O Coro de Câmara de Campina Grande, a Orquestra de Câmara da UFCG e o Festival Internacional de Música de Campina Grande também são projetos ligados aos cursos de Música e à UNAMUS.
Para o professor Vladimir Silva, este é um antigo sonho dos professores que atuam no âmbito do Bacharelado e da Licenciatura em Música da UFCG. Segundo ele, o processo, iniciado em 2014, foi interrompido diversas vezes, por conta de entraves de ordem técnica e administrativa.
“Essa é uma conquista de um sonho que nasceu há seis anos. Representa um novo capítulo para a Licenciatura e o Bacharelado em Música da UFCG. A partir de agora, temos total autonomia e independência para trilhar nosso caminho, abrindo espaço para a pós-graduação e outros projetos no campo da extensão”, comemora.
Com a nova Unidade, a ideia é expandir as ações, incrementando a extensão, com a oferta de diferentes cursos na área de instrumentos musicais, regência, canto e produção musical. Há ainda o projeto de criação da pós-graduação nas modalidades acadêmica e profissional.
Texto: Ascom UFCG
Imagem: Música foto criado por freepik – br.freepik.com