UFPB oferece fisioterapia gratuita para gestantes

A Clínica Escola de Fisioterapia, vinculada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está prestando assistência fisioterapêutica de forma gratuita para gestantes. Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para [email protected] solicitando o serviço. 

A ação busca oferecer melhor qualidade de vida à mulher gestante, visando a diminuição dos riscos das modificações gravídicas e a redução de possíveis incômodos gestacionais. A assistência ainda auxilia a mulher na preparação para um parto tranquilo e saudável.

As atividades são desenvolvidas nas terças, quartas e quintas-feiras, das 7h30 às 10h. Podem participar do acompanhamento mulheres com mais de 18 anos e acima de 3 meses de gestação. Também é preciso liberação médica para a realização das atividades terapêuticas. 

Após o envio do e-mail solicitando o serviço, a equipe responsável entrará em contato para solicitar os documentos necessários. As inscrições seguem durante  todo o semestre letivo acadêmico. As vagas são definidas por lista de espera, a partir de demanda espontânea.

Durante as sessões, serão realizados exercícios terapêuticos e exercícios pélvicos. Como explica a professora responsável pela ação, Cristina Katya, a Fisioterapia Obstétrica é uma área que consiste em preparar as mulheres para uma gestação e pós-parto saudável, de  tal modo que auxilie na adaptação das alterações biomecânicas para que a mulher possa desfrutar esta etapa com mais conforto e segurança. 

“Dessa forma, os exercícios ajudam a preparar o corpo e os músculos do assoalho pélvico para a gestação e parto e contribuem na reabilitação dos mesmos, além de melhorar a diástase abdominal no pós-parto. Esse tipo de fisioterapia pode ser realizado independentemente da escolha do parto (cesárea ou natural). No entanto, a atenção deve ser voltada para gestantes de baixo risco e alto risco, sendo necessário, nesses casos, a liberação médica”, explicou. 

A assistência fisioterapêutica na gestação existe na Clínica Escola de Fisioterapia há mais de 20 anos. O serviço é vinculado à disciplina de Fisioterapia na Saúde Materno Infantil do Departamento de Fisioterapia da UFPB. 

Durante a pandemia, o atendimento presencial foi suspenso. No entanto, nesse período, orientações e folders educativos foram disponibilizados para as gestantes. A ação retomou gradativamente as atividades no início deste ano. 

Quanto à importância do serviço para as gestantes, a Profa. Cristina ressalta: “Existem poucos serviços públicos na área. Buscamos assistir as gestantes através da fisioterapia obstétrica no pré-natal para melhorar a saúde da mulher no período gestacional e prevenir complicações futuras”, esclareceu.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, basta enviar um e-mail para o endereço eletrônico: [email protected]

Texto: Mellody Oliveira | Fotos: Divulgação – Ascom UFPB

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial