UFPB promove I Simpósio de e-Science para Sustentabilidade no Nordeste Brasileiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá o I Simpósio Online de e-Science para Sustentabilidade no Nordeste Brasileiro, entre os dias 21 e 22 de março. O encontro virtual tem por objetivo trazer para a comunidade científica discussões acerca de temas que envolvem questões da e-Science e da gestão de dados científicos.

O Simpósio é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA – Campus I) e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA – Campus IV) e está vinculado ao Projeto DATAPB, patrocinado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Os Centros de ensino da UFPB envolvidos na organização do evento são o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE – Campus IV) e o Centro de Educação (CE – Campus I).

Os interessados devem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos – SIGEventos (https://sigeventos.ufpb.br). As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis. Haverá emissão de Certificado de Participação pela UFPB para os participantes que se cadastrarem no evento por meio SIGEventos.

O evento contará com a presença de palestrantes de vários lugares do Brasil e do Mundo. Estão entre os temas a serem trabalhados nas sessões: Cenário da e-Science na pesquisa brasileira; Princípios, desafios e oportunidades da e-Science; Gestão de Dados Científicos e Sociobiodiversidade.

As palestras virtuais serão transmitidas por meio do canal do YouTube do Projeto DATAPB.  Após cada apresentação dos palestrantes, serão abertos espaços para debate e interações entre os participantes.

O coordenador do evento, Prof. Guilherme Ataíde Dias, do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), explica o motivo pelo qual, no cenário contemporâneo, o tema merece destaque e atenção dos profissionais: “O profissional do século XXI, em qualquer área de atuação, deve compreender a confluência entre e-Science e Sustentabilidade, dois paradigmas centrais para enfrentarmos os grandes desafios de nossa época”, evidenciou o professor.

Segundo o docente, “o I Simpósio Online de e-Science para a Sustentabilidade no Nordeste Brasileiro é uma iniciativa que busca trazer para a comunidade científica discussões acerca do estado-da-arte (estado atual de conhecimento de temas) que orbitam em torno da questão da e-Science e da gestão de dados científicos”.

Mais detalhes sobre o simpósio e as inscrições estão disponíveis na página do  SIGEventos. Para mais esclarecimentos de dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Texto: Mellody Oliveira e Aline Lins – Ascom UFPB | Imagem ilustrativa: Tecnologia foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial