UFPB retoma aulas presenciais na segunda-feira (21) e exige comprovante de vacinação

Terão início na próxima segunda-feira (21), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as aulas presenciais do período letivo 2021.2, que começou em 21 de fevereiro, nos formatos remoto e híbrido, em razão do aumento, na época, dos casos de Covid-19. O retorno gradual das aulas já vem acontecendo na UFPB há alguns períodos, e agora se intensifica a partir de 21 de março.

A retomada das atividades acadêmicas presenciais de forma gradual e segura na UFPB é regida pela Resolução nº 45/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). O documento estabelece o período letivo 2021.2 como regular, que tem como regra geral a oferta de turmas presenciais, além de descrever as excepcionalidades que permitem a oferta de componentes remotos ou híbridos.

De acordo com a Pró-Reitora de Graduação, professora Silvana Maciel, cada Centro da UFPB já estava se preparando para o recebimento dos alunos, considerando principalmente as questões relativas à biossegurança, em consonância com as orientações da comissão de biossegurança institucional e das comissões de cada centro, com o intuito de reforçar as medidas gerais de distanciamento social, proteção individual e coletiva orientadas pelas autoridades sanitárias.

“É importante que as pessoas possam ler o material, possam acessar, e que possam estar vindo para a UFPB dispostos a utilizar todas as questões voltadas para a biossegurança, é importante que use as máscaras, faça o distanciamento social. Que os nossos discentes, técnicos, e docentes também possam estar atentos a essas questões do distanciamento na sala de aula, o uso compartilhado de material, o uso de bebedouros, é importante que todos na UFPB tenham esse cuidado”, reforçou a Pró-Reitora.

Cerca de 26.600 alunos estão efetivamente matriculados no semestre 2021.2 na UFPB, uma das orientações da PRG é que o aluno entre em contato com o docente, ou com a coordenação de curso, para inteirar-se sobre quais disciplinas retornam à presencialidade e quais permanecerão em regime remoto devido ao docente enquadrar-se nas excepcionalidades da Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021. Os contatos dos docentes e das coordenações podem ser consultados no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Para o processo de regresso às atividades presenciais, a equipe da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) também elaborou um Plano de Ampliação da Retomada Segura e Gradual das Atividades Acadêmicas Presenciais na UFPB, buscando apresentar princípios educacionais, diretrizes e procedimentos gerais; contendo também estratégias e orientações para Diretores de Centro de Ensino, Chefes de Departamentos, Docentes e Discentes.

“Também instituímos uma comissão de planejamento pedagógico, que está à frente a PRG, e todos os representantes dos centros, além de discentes para pensar exatamente essa questão pedagógica. Porque sabemos que essa questão do remoto, presencial e do híbrido durante a pandemia terminou acarretando vários problemas de ordem pedagógica para os alunos, então essa comissão vai se debruçar sobre essas questões”, disse Profa. Silvana Maciel.

A PRG reforça que seguindo decisão do Conselho Universitário (Consuni), a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 se fará obrigatória, a partir de 21 de março, seja na versão impressa, ou na versão digital. O aluno que desejar entrar em contato com a PRG pode enviar um e-mail para: [email protected].

Texto: Elidiane Poquiviqui e Aline Lins | Foto: Oriel Farias – Ascom UFPB

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial