Anunciados os projetos de extensão da UFPB agraciados com o Prêmio Elo Cidadão
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou, nesta quinta-feira (16), os 40 trabalhos de extensão agraciados no Prêmio Elo Cidadão 2021, em reconhecimento à relevância e ao êxito das ações realizadas ao longo do ano, nas áreas temáticas comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. A solenidade de premiação aconteceu nesta manhã desta quinta-feira (16), no formato online, com transmissão pelo canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
Os melhores trabalhos desenvolvidos nos quatro campi da UFPB foram agraciados com certificados. A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, fez a abertura oficial da cerimônia parabenizando a todos os envolvidos na realização do evento e todos os participantes do XXII Encontro de Extensão – ENEX.
“Sabemos que o prêmio Elo Cidadão é ofertado como um reconhecimento a projetos de extensão que se mostraram de maior relevância em oito áreas temáticas; dessa forma parabenizo a todas as pessoas aqui envolvidas nos 40 projetos premiados nesta edição e faço votos de que a extensão tenha cada vez mais eficiência e alcance as áreas da sociedade que mais carecem do apoio que a UFPB pode – e deve – oferecer como instituição educacional”, disse a Vice-Reitora.
Durante a solenidade, houve exibição de vídeo com apresentação cultural do Trio Lancinante, da UFPB, composto por Teresa Rodrigues (violoncelo), Francisco Andrade (viola Brasileira), e Ravi Shankar (corne inglês e oboé), que abrilhantou o momento com a música Cantiga, composição de Antônio Madureira. O Grupo Camena, em apresentação com a Orquestra Sinfônica da UFPB, também fez parte das apresentações culturais da solenidade com a música “Vida”, composição de Chico Buarque, originalmente executada no espetáculo “Vidas em Velas e Musicais”.
Antes de iniciar o anúncio dos trabalhos premiados, a Pró-Reitora de Extensão, Profª Berla Moraes, congratulou a todos que participaram, direta ou indiretamente, dos projetos de extensão realizados ao longo de 2021 e que foram submetidos aos editais PROBEX, PROBEX-TEC-ETS, UFPB no seu município, FLUEX, PROMUS, Chamada Pública das Assessorias de Extensão, e Projeto do Cursinho Pré-Universitário Pró-Enem – CCHSA.
Concorreram ao prêmio Elo Cidadão 337 trabalhos inscritos por meio do envio de vídeos pela plataforma SisEnex. A avaliação foi realizada por ocasião do XXII Encontro de Extensão (ENEX), segundo critérios definidos no edital do evento que reuniu 859 experiências extensionistas desenvolvidas nos quatro campi da instituição.
Os cinco premiados de cada categoria foram anunciados pelo professor Thiago Cavalcanti, coordenador de Programas de Ação Comunitária, e pela Profª Berla Moraes. “Entregar o prêmio Elo Cidadão representa reconhecer e prestigiar o empenho, a dedicação, a resiliência, a criatividade e o protagonismo dos servidores docentes e técnicos administrativos, dos discentes bolsistas e voluntários, na execução de ações de extensão socialmente relevantes que impactam vidas e transformam realidades”, disse a Pró-Reitora.
Tecnólogo em Vídeo Digital, do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais, Ricardo Pinto Paiva, teve o projeto EPA! Estudos e Práticas em Animação 2021 agraciado com o 1 º lugar na categoria Cultura. Ricardo conta que a proposta do projeto é contribuir com a formação de jovens de escolas públicas para trabalhar com animação, em particular, da técnica de stop-motion.
“Pretendemos instigar a curiosidade, incentivar a criatividade e, com isso, trabalhar os conceitos da animação e produção audiovisual. Nosso projeto teve a oportunidade de trabalhar com os jovens das Escolas Honorina Santiago e Prefeito Antônio Teixeira, em Santa Rita/PB, com os jovens do Clube de Cinema Ferris, uma ação coordenada pelo Prof. William Pereira, que foi aluno de Mídias Digitais e possibilitou esta ponte com a escola”.
Sobre a premiação, Ricardo Pinto revela que a equipe envolvida ficou surpresa e alegre, “sabemos da qualidade dos diversos outros projetos de extensão oferecidos pela UFPB, não imaginávamos que seríamos agraciados. E ficamos honrados pelo reconhecimento, pois é um projeto jovem, iniciamos as atividades no ano passado. Com a pandemia, desde o ano passado tivemos que adaptar as atividades para trabalhar remotamente. Das atividades online, direcionamos os esforços para a produção de uma cartilha em formato ebook, que trata dos princípios de animação, para ser disponibilizada online (em pdf) e queremos entregar cópias impressas nas escolas. O prêmio nos indica que estamos no caminho certo”, disse o técnico administrativo.
Confira listas dos projetos inscritos e premiados, por área de atuação, no Prêmio Elo Cidadão 2021:
Proex em números
A Pró-Reitora de Extensão destacou alguns números da atuação extensionista na UFPB. Em 2021, foram registradas 316 ações de extensão no edital FLUEX, com a realização de 157 cursos, 72 eventos, 10 produtos, 02 programas e 75 projetos.
Já Edital de Bolsa de Extensão PROBEX disponibilizou 637 bolsas com vigência de 12 meses. Ao todo foram submetidos 731 projetos dos quais 612 forma aprovados com bolsa e 46 projetos que, ainda que aprovados sem recursos, seguiram com a realização das atividades, perfazendo um total de 658 projetos em execução. Destes, 86 projetos estão trabalhando de forma direta ou indireta no combate à Covid-19 e suas consequências.
O edital UFPB no seu município, com vigência de seis meses e oferta de 100 bolsas de extensão, teve aprovação de 98 projetos, os quais atuaram em 47 municípios paraibanos em diversos eixos temáticos.
O edital PROBEX-TEC-ETS foi realizado em parceria com a Escola Técnica de Saúde (ETS) que, com recursos próprios, disponibilizou 20 bolsas para atuação de 10 projetos de extensão no escopo da atenção à saúde, formação cidadã e profissional de discentes dos cursos técnicos ofertados pela escola.
O Cursinho Preparatório para ENEM ofertou 16 bolsas. O edital Ocupa Praça do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) ofertou duas bolsas. Com o objetivo de fomentar a extensão universitária nas áreas artístico-cultural, da museologia e áreas transversais por meio da multidisciplinaridade, o Museu Casa Hermano José ofertou três bolsas.
Ao todo foram 1.468 docentes que se envolveram nas ações de extensão, seja como coordenadores ou colaboradores, 399 técnicos administrativos atuantes em projetos de extensão e 4.358 discentes participaram seja de forma remota, híbrida ou presencialmente nas ações de extensão ao longo de 2021.
Texto: Elidiane Poquiviqui e Aline Lins | Foto: Angélica Gouveia / Ascom UFPB