Capes financiará projetos na área de Engenharia em parceria com instituições alemãs

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) vão financiar até cinco projetos conjuntos entre pesquisadores de instituições brasileiras e alemãs na área de Engenharia, para os temas Digitalização Avançada e Indústria 4.0. As propostas devem ser apresentadas até as 17h de 11 de fevereiro de 2022, por meio do Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). A Fundação concederá até 40 bolsas, todas de doutorado-sanduíche.

Cada projeto deve ter duração máxima de quatro anos. Além das bolsas, serão oferecidos recursos para manutenção, missões de trabalho e participação no fórum anual do programa. As informações constam na atualização do Edital nº 15/2021, referente ao Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) – Capes/DFG, publicada na edição desta quinta-feira, 23 de dezembro, do Diário Oficial da União. O documento também está disponível no site da Capes.    

Instituições ainda não registradas no Sicapes têm até 4 de fevereiro para solicitar o cadastramento. Dúvidas e questionamentos a respeito do edital podem ser enviadas pelo sistema Linha Direta ou pelo e-mail [email protected], até 9 de fevereiro. No dia 28 do mesmo mês, a Caoes publicará a relação das inscrições recebidas.

A Fundação analisará as propostas até agosto. Os interessados terão um período de até três dias úteis, contados a partir da comunicação realizada pela Capes, para recorrer. A decisão conjunta da Agência e da DFG está prevista para setembro e a divulgação do resultado, para novembro de 2022.

Dezembro é o mês estimado para o início das atividades dos projetos. A mobilidade dos bolsistas se dará a partir de 2023, sempre em março e setembro.

Sobre o programa

Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) – CAPES/DFG é voltado ao fortalecimento da cooperação, formação e ampliação das redes de pesquisa entre brasileiros e alemães, além da mobilidade de alunos, professores e pesquisadores dos dois países. O programa ainda apoia projetos conjuntos para a criação de redes de pesquisa.

Texto: Redação CCS/Capes | Imagem ilustrativa: Pessoas foto criado por bearfotos – br.freepik.com

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial