UFPB | Aberto concurso para professor efetivo no Departamento de Comunicação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou edital de concurso público de provas e títulos para professor do Magistério Superior. 

Entre as vagas, uma dela, a de Professor Adjunto A, com regime de trabalho dedicação exclusiva e área do conhecimento sendo Direção de Imagem para TV e Vídeo, será destinada ao Departamento de Comunicação (DECOM), do CCTA. 

As inscrições poderão ser feitas a partir desta sexta-feira (29) até o dia 29 de novembro, na Secretaria do DECOM , no Campus I, em João Pessoa, das 9h30 às 12h30. Os interessados que não puderem comparecer a secretaria para realizar a inscrição, poderá enviá-la, dentro do prazo, para o endereço: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – Centro do Comunicação, Turismo e Artes – CCTA– DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO – DECOM – CIDADE UNIVERSITÁRIA S/N – CAMPUS 1 – CASTELO BRANCO – JOÃO PESSOA – PB – CEP:58051-900.

Para se inscrever, o candidato terá que preencher o requerimento de inscrição disponibilizado pelo Departemento.

A isenção de taxa de inscrição poderá ser feita de 29 de outubro a 09 de novembro, também na secretaria do Departamento, no mesmo horário citado. O resultado da respectiva solicitação será divulgado dia 11 de novembro na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), da UFPB, e na página do CCTA.

Para concorrer à vaga, é necessário ter Graduação em uma das seguintes áreas: Radialismo; Rádio, TV e Internet; Comunicação Social; Audiovisual; Cinema; Jornalismo; Artemídia. É exigido também que o candidato tenha Doutorado em um destes seguimentos: Comunicação; Cinema; Audiovisual; Jornalismo; Educação; Estudos da Mídia; Letras; Ciências Sociais; Midialogia; Mídias Digitais; Multimeios; Ciências da Informação; Arte e Tecnologia. 

A seleção se dará em quatro etapas: Prova Escrita, que será realizada dia 07 de março de 2022, às 8h (sorteio do ponto seguido da prova); Prova Didática, com sorteio do ponto, no dia 10 de março de 2022, às 8h e realização da prova no dia 11 de março de 2022, também a partir das 8h; Exame do Plano de Trabalho, em 14 de março de 2022, às 9h; e por fim Exame de Títulos, que coocrrerá dia 16 de março de 2022, a partir das 9h. 

A Comissão Examinadora será composta por Titulares, sendo estes Profa. Dra. Sheila Accioly (UFPB / Presidente da Comissão); Profa. Dra. Patrícia Moran (USP); e Prof. Dr. Júlio Wainer (PUC-SP). Já como Suplentes estarão Prof. Dr. Alan Mangabeira (UFPB – Presidente); Prof. Dr. Pedro Ortiz (UNICAMP); Prof. Dr. José Carlos Aronchi (UNIFACCAMP); e Prof. Dr. Adriano Cruz (UFRN).

Abaixo, confira o conteúdo programático:

1- Direção de tv e intenção narrativa: produção, efeitos e composições audiovisuais.

2- Edição para tv e vídeo: práticas, semiótica e efeitos tecno-sociais.

3- História, teorias e técnicas da montagem audiovisual.

4- Finalização e correção de cor no audiovisual.

5- Teorias do audiovisual e suas aplicações práticas na direção de imagens para telas diversas.

6- Tecno-estéticas na produção audiovisual: captação, arquivos e marcações em estúdio televisivo.

7- Tecno-estéticas na pós-produção audiovisual: hardwares, softwares, fluxos de trabalho.

8- Direção de estúdio de televisão: processos e estéticas.

9- Rotinas, arranjos produtivos e possibilidades criativas na interação switcher-estúdio em produções gravadas e ao vivo.

10-Teorias da imagem aplicadas à produção de sentidos na direção em estúdio audiovisual.

O resultado final, bem como os locais de provas serão divulgados no site do CCTA. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo (83) 3216-7144.

Texto: Débora Freire com Decom/CCTA

Imagem: Google Street View

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial