UFPB forma grupo de estudos sobre Teoria da Informação e Computação Quântica

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT), realizará, entre os dias 30 de março a 1º de abril, seminários interdisciplinares sobre temas que envolvem áreas das ciências exatas, da natureza e da tecnologia. A partir desses encontros, busca-se formar dois grupos de estudos voltados às temáticas selecionadas. 

Os seminários serão semanais e podem participar professores, alunos de graduação e de pós-graduação de diferentes áreas das ciências exatas, da natureza e da tecnologia como: matemática, física, estatística, informática, ciência de computação, engenharia elétrica e outros. As vagas são ilimitadas e a ação acontecerá no formato presencial. Para se inscrever, basta comparecer ao local onde os seminários irão acontecer e manifestar o interesse.

Conforme o cronograma, no dia 30 de março das 14h às 16h, na sala 02 do bloco da Pós-Graduação do Departamento de Matemática, ocorrerá o primeiro encontro, que formará o primeiro grupo de estudos, cujo tema é: “Teoria da Informação e Computação Quântica”. Como pré-requisito para esse grupo, está o conhecimento básico de álgebra linear (aproximadamente o 3º ano de graduação) e elementos básicos de análise funcional.

No dia 1º de abril, será realizado o primeiro encontro correspondente ao segundo tema: “Redes Neurais Profundas”. Este, será realizado no mesmo local que o primeiro (na sala 02 do bloco da Pós-Graduação do Departamento de Matemática). No entanto, como pré-requisitos, tem-se: fatos básicos de álgebra linear e cálculo multivariável de graduação. Foi determinado para esse grupo o horário das 10h às 12h.

Os grupos de estudos fazem parte do plano de trabalho do Prof. Vladimir Pestov, bolsista do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado da Paraíba (Programa DCR-PB). 

Inicialmente, segundo o professor, há o desejo de trabalhar com os participantes o domínio das duas áreas de pesquisa – tema dos seminários: Teoria da Informação e Computação Quântica e Redes Neurais Profundas. Ao concluir essa etapa, busca-se, na prática, desenvolver trabalhos com os respectivos temas. “Ambos os tópicos estão entre as mais importantes direções de pesquisa atual. A ideia é implantar novas direções de pesquisa na UFPB”, contou Vladimir.

O professor, que já trabalhou a ideia em outros países e em outras instituições, revelou o desejo de que, com a UFPB, o trabalho avance: “Eu venho organizando tais grupos de estudos durante toda a minha carreira, no mundo inteiro. Durante alguns anos, antes da minha aposentadoria, eu organizei grupos de estudos em várias instituições. Na Universidade de Ottawa no Canadá, por exemplo, desenvolvi um sobre aprendizado de máquina com alunos. Isso se transformou em um grupo de pesquisa registrado com vagas de professores, inclusive”, pontuou.

Para mais informações, basta acessar o site ou entrar em contato com o professor responsável por meio do endereço eletrônico:  [email protected] 

Texto: Mellody Oliveira e Aline Lins | Foto: Angélica Gouveia – Ascom UFPB

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial