UFPB, UFCG, UEPB e IFPB são contemplados com 250 bolsas de iniciação científica pela Fapesq

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foram contemplados com 250 bolsas de iniciação científica concedidas por meio de edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect). O resultado final do edital foi divulgado nesta segunda-feira (11).

Serão concedidas cotas de bolsas de iniciação científica às Instituições de Ensino Superior públicas destinadas a estudantes egressos da rede pública do estado da Paraíba regularmente matriculados no 1º ou 2º período de cursos de graduação. As bolsas terão o valor de R$ 400,00 mensais.

Ficaram cotadas 92 bolsas para a UFPB, 88 para a UEPB, 50 para a UFCG e 20 para o IFPB. Os benefícios terão duração máxima de 12 meses. Para financiamento das bolsas de iniciação científica, serão alocados recursos da ordem de R$ 1,2 milhão, oriundos do Tesouro Estadual.

O edital tem por objetivo desenvolver o pensamento científico dos estudantes advindos das escolas da rede estadual da Paraíba no ensino superior, com atividades que permitam: estimular estudantes do ensino superior às práticas de pesquisa científica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico e a difusão da ciência; introduzir e disseminar a pesquisa nos cursos de graduação, possibilitando maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolver estudantes dos cursos de graduação nas atividades de iniciação científica; contribuir para a formação de pessoas para a pesquisa; contribuir para a formação científica de pessoas que se dedicarão a qualquer atividade profissional; estimular a formação e a consolidação de grupos de pesquisa.

O resultado final da seleção das propostas está na página da Fapesq.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca deste edital podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico: [email protected]

Texto: Edição UA, com informações da Fapesq | Imagem ilustrativa: Tecnologia foto criado por prostooleh – br.freepik.com

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial