Ranking de Xangai | Matemática da UFPB é 1º lugar no Nordeste e 3º no Brasil

O Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lidera o ranking dos melhores da área entre as instituições nordestinas e é o terceiro colocado do País. A lista foi divulgada no final de junho pela ShanghaiRanking Consultancy após a avaliação de mais de 4 mil universidades de todo o mundo.

Na classificação internacional que indica as melhores do mundo na área da Matemática, a UFPB está entre as posições 201 e 300. Outros campos científicos da universidade paraibana também foram destacados entre as instituições brasileiras no ranking. Ciências Veterinárias desponta no 17º lugar, Ecologia no 18º, Ciência e Tecnologia de Alimentos em 19º e Odontologia em 26º lugar no País.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, lidera o Ranking de Xangai com o maior número de cursos em primeiro lugar no mundo – 14, no total. As universidades americanas ocupam posições de topo em 31 áreas, as universidades chinesas têm 11 cursos em primeiro lugar. Na área de Matemática, o primeiro lugar mundial é da Universidade Paris-Saclay, na França.

No Brasil, o Ranking de Xangai aponta a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) como as instituições com mais cursos em primeiro lugar, respectivamente.

A ShanghaiRanking publica o Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU) desde 2009. Este ano, foram classificados 54 cursos distribuídos entre as áreas de Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais de mais de 4 mil universidades.

A ARWU classifica as universidades avaliando o número de ex-alunos e funcionários que ganharam Medalhas Nobel e Campos, número de pesquisadores citados selecionados pelo Clarivate Analytics, número de artigos publicados em periódicos da Nature and Science, número de artigos indexados em Índice de Citações em Ciências Sociais e Expandidas e desempenho per capita de uma universidade. 

A ShanghaiRanking Consultancy é uma organização independente em inteligência do ensino superior e não subordinada a nenhuma universidade ou órgão governamental.

Foto: Angélica Gouveia

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial