Talento Científico Jovem premiará trabalhos de equipes de escolas da Paraíba

Já estão abertas as inscrições para a 11ª Edição do Talento Científico Jovem, promovido pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto premia trabalhos científicos apresentados por equipes formadas por estudantes e professores do ensino fundamental, médio e técnico, de escolas públicas e privadas. 

O período de inscrições vai até o dia 20 de outubro. Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site do projeto e enviar um vídeo de apresentação do trabalho, com duração de, no máximo, 5 minutos. A ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail [email protected].

Coordenado pelo Prof. Clayton Zambeli Oliveira, do Departamento de Biologia Molecular, o Talento Jovem Científico foi iniciado em 2011 com o objetivo de fomentar o processo de descoberta de talentos científicos em níveis municipal e estadual. Na edição deste ano, o evento acontece de forma remota. 

“O projeto evidencia a necessidade do incentivo à integração entre a comunidade científica da UFPB com diferentes realidades, aproximando a Universidade das escolas de João Pessoa e do Estado da Paraíba”, afirmou o Prof. Clayton.

Podem participar como autores dos trabalhos alunos que tenham 21 anos incompletos até o dia 1º de dezembro de 2022 e que estejam cursando o ensino fundamental II (6° ao 9° ano) ou ensino médio ou técnico de qualquer Instituição de Ensino do município de João Pessoa, do Estado da Paraíba e outros estados. 

Na seleção dos trabalhos, serão avaliadas criatividade e inovação, abordagem ou delimitação do problema, coerência científica e profundidade do trabalho, e clareza do conteúdo e linguagem científica. 

O prêmio possui duas categorias. A primeira é composta por estudantes do 6° ao 9° ano e a segunda é por alunos do ensino médio e/ou técnico. Serão premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares de ambas as categorias. A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 20 de dezembro de 2022, no site do evento. 

Mais detalhes sobre o processo de seleção estão disponíveis no edital completo. Também é possível acompanhar o projeto por meio de sua página no Instagram e canal no YouTube.

Texto: Mariani Idalino e Aline Lins – Ascom UFPB | Imagem ilustrativa: Tecnologia foto criado por prostooleh – br.freepik.com

Please follow and like us:
Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial